Bom...fiquei muito tempo pensando no que eu poderia escrever, que pudesse mostrar minha opnião sem me colocar em confusão. E resolvi tentar.
Venho hoje escrever porque estou de luto. Estou de luto desde ontem, quando uma coisa que era muito importante na minha vida, acabou. Não sei se vou conseguir expressar em palavras o sofrimento que está sendo assumir isso, mas, é muito grande.
Há uns 6...quase 7 anos atrás, eu estava no colégial, e fiz amizade com uma garota muito especial, que até hoje faz parte da minha vida. Bom, essa minha amiga, era tão apaixonada por futebol quanto eu, e me apresentou a Torcida Independente. Bom, não me apresentou, eu já conhecia lógico, mas ela me levou ao meu primeiro jogo como torcida.
Lembro como se fosse ontem. Acordei toda empolgada, imaginando como seria. Encontrei a Lila, e a irmã dela, e lá fomos nós. Chegamos no Morumbi, estava lotado. O barulho das pessoas me alucinava. Entrei no banheiro, e o teto parecia que ia cair, com as pessoas pulando na arquibancada. Quando subimos, e fomos pro cantinho, perto da azul ... eu parei e olhei. Aquele estádio enorme, o campo, verdinho, as pessoas gritando São Paulo. Nossa, me arrepia só de lembrar.
Bom, depois desse jogo, outro jogo, e depois outro jogo ... e em pouco tempo, lá estava eu. Cruzando os punhos, gritando “Sou independente” ... completamente viciada. Acho que mais ... completamente apaixonada. Eu vivia a torcida, respirava a torcida, e abria mão do que quer que fosse por isso.
Estar no estádio, me dava uma alegria que não existia igual. A cada jogo era uma emoção. Uma “aventura” diferente. Ir pra praça da Joaniza, encontrar os amigos, beber, dar risada e gritar até a garganta não agüentar...ir pro estádio no Pinheiros Guerreiro ... mostrando pra cidade toda que a ZONA SUL tinha dono. Ah, como era gostoso.
E no primeiro ano, vieram os títulos. Foi Campeonato Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial. Meu Deus!! Quantos títulos. Quanto grito, quanto choro. Acho que no fim das contas, eu dei sorte pro São Paulo rss .... Foi um ano incrível. Em todos os jogos, Morumbi lotado, torcida gritando 90 minutos, bandeirão, bandeiras, bambu, saída com a bateria. Nossa, lembrar dessas coisas me arrepia, os olhos enchem de lagrimas.
Nesses 6 anos, conheci muita gente, vivi coisa demais. Tomei chuva, queimei de sol, corri, xinguei. Lembro de cada coisinha, de cada momento, de cada emoção. Foi graças a essa paixão, que amadureci, que me tornei um pouco mais independente, que ganhei a confiança dos meus pais. Na torcida, conheci o David, que hoje é uma das pessoas mais importantes da minha vida.
E ontem, mais uma vez fui ao Morumbi, e chorei. Não chorei porque o time perdeu...apesar de não gostar de perder, sei que isso é normal no futebol. Não chorei de raiva, nem de alegria. Chorei de dor. Uma dor tão funda, e tão desesperadora que eu nem sei explicar. Chorei porque olhei aquele lugar, e não me identifiquei com nada. O que vi ontem, nos 90 min que estive na Arquibancada Laranja, em nada me lembrou a torcida que tanto me fez feliz.
Eu já estava meio desiludida com a torcida, o ultimo jogo que eu havia estado, contra o Internacional, quando fomos eliminados da Libertadores, já havia me machucado demais. Naquele jogo, o que vi foi uma torcida sem nenhum interesse no São Paulo Futebol Clube. Vi uma torcida interessada em briga, uma torcida interessada em status. E pior, um status que ela não tinha. Bom..sai de la chorando, decepcionada, com o coração machucado demais.
Mas ontem, foi pior. Estar no Morumbi ontem, me machucou mais do que qualquer coisa que eu já tenha passado.
Chegamos atrasados no Morumbi, eu e o David, porque só decidimos ir as 16:30 ...e o jogo começava as 17. Mas tudo bem. No carro, escutamos que já tinham sido vendidos 41 mil ingressos...nossa o coração acelerou. Seria perfeito, Morumbi lotado. Depois de uma procura de ingressos, meio complicada, porque só queríamos Arq. Laranja, e estava super caro....mas, R$80 reais depois, lá estávamos nós.
Entramos e estava realmente lotado. Duas pessoas por fileira. Com meu jeitinho, adquirido nesses anos de comparecimento rs... conseguimos chegar num local onde era possível ver o jogo. O time não estava bem, poucas chances de gol .. mas, clássico é assim né. Eu estava ansiosa, querendo um jogo daqueles de arrepiar. Mas nada acontecia. Nem no campo, nem na arquibancada.
A laranja estava lotada de “torcedores”, com suas fardas, e bonés da torcida. Um monte sem camiseta, exibindo a tatuagem enorme, com o símbolo tricolor, ou o anjo da torcida. Mulheres com a blusinha do Comando Feminino. E eu olhava tudo aquilo, e só ficava mais nervosa. NINGUÉM cantava. Alias, uma meia dúzia cantava. Minoria mesmo. Nós estávamos a uns 4 degraus abaixo da bateria, e não dava pra ouvir o que estava sendo puxado. As vezes, vinha um grito mais forte, e a galera acompanhava, mas logo desanimavam e paravam. E eu gritando, achando que se me escutassem eles cantariam junto, mas nada. Nada aconteceu. Tomamos o primeiro gol. E a coisa só piorou. Os poucos que cantavam, ficaram apreensivos com o desfecho do jogo, e pararam de cantar, apenas batiam palmas.
Quando eu já estava agoniada com a situação, pensando no que podia ter acontecido com aquela torcida que empolgava a todos, inclusive ao time, uma briga do nosso lado nos fez mudar de lugar. Torcida TRICOLOR bringando com Torcida TRICOLOR. Os próprios caras não se respeitando. E aqueles brutamontes, que acham que ter músculo é ter inteligência, e status, saíram se caçando pela arquibancada. Enquanto uns tentavam separar, e outros assistiam aquela babaquice, a torcida da galinhada gritava e se divertida com nossa idiotice. Me desesperei, e comecei a gritar, pedindo pra que as pessoas que estavam ali perto cantassem, pra que nosso coro abafasse o grito dos verdadeiros adversários de torcida. Mas estavam todos preocupados em brigar, em se esconder, em observar.
Saimos dali, procuramos ir la pro canto onde sempre ficávamos, aquela cena era ridícula demais, e não merecia expectadores. Chegamos no canto, e esperamos que a coisa ficasse melhor. Mas, mais uma vez, nada aconteceu. Ninguém cantava, ninguém gritava, ninguém ajudava. Estavam todos ali, assistindo o jogo, com suas blusas escrito Torcida Independente, e aquilo parecia suficiente.
Bateu o desespero. A bateria, que devia puxar gritos que empolgassem, parecia ter ensaiado apenas 3 gritos, e assim ficava. Não puxava nenhum que animasse a galera, e mesmo quando o grito morria, insistia nele, durante minutos intermináveis. Nem o tão falado “ Ei..FDP...Vem correr de novo seus Cu***...” empolgou. Nada fazia aquela “torcida” explodir. E da mesma maneira apática que a arquibancada levava o jogo, o time levou em campo.
Sentei na arquibancada, desesperada, com uma dor sufocante no peito, e fiquei observando aquelas pessoas. Tanta gente ali, porque?! Porque aquelas pessoas estavam ali?
Quando eu entrei na torcida, foi por um ideal. Eu era apaixonada pelo meu time, e queria fazer parte daquele grupo que gritava nas arquibancadas e empolgava o time. Ou mesmo quando perdia, fazia valer a pena sair de casa, com seus shows de amor e dedicação por aquele time que ali estava.
O que vi ontem? Foi um monte de garotos, com suas tatuagens jurando amor ao tricolor e a TTI (A retomada), de braços cruzados, fumando maconha, e procurando mostrar quem podia mais que quem. Falando sobre as brigas que iam acontecer quando acabasse o jogo, dizendo que ia matar não sei quem, blá blá blá.
Sabe, não sou idiota. Sei que sempre teve isso, acompanhei muitas brigas de torcida, fui muitas vezes sozinha pro jogo pra não ir com os meninos onde eles brigariam com a outra torcida. Mas, era a minoria que ia pras brigas. Era bastante gente, mas a maioria ia pro jogo, incentivar, e mostrar e declarar seu amor pelo SPFC. Era por isso a torcida.
Bom, isso não existe mais. Eu escrevo esse desabafo hoje, porque ontem, percebi que a TORCIDA TRICOLOR INDEPENDENTE não existe mais. O que existe, é um bando de macacos ignorantes que se aproveitam do nome que essa torcida tem pra ter STATUS. Que saem de suas casas, interessados SOMENTE em brigar, e não cultivam mais NENHUM tipo de sentimento pelo São Paulo Futebol Clube.
E é por isso que me declaro de LUTO. Estou de LUTO, porque a torcida que me dava orgulho, a torcida que eu amei, morreu. Hoje, ela não da orgulho a mais NINGUÉM. Quer me dizer que a pista é que da o nome da torcida? Que dar porrada que é o que faz a torcida? MENTIRA. A torcida é feita de pessoas de bem, que se unem por um objetivo em comum, que sempre foi INCENTIVAR E DECLARAR O AMOR PELO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
Ontem, me senti no meio de bandidos. E eu não sou bandido. Não faço parte de gangue. E por isso, ontem chorei no Morumbi. Porque nunca imaginei que um dia eu sairia de lá pensando o que pensei, sentindo o que senti.
Aos que puderam fazer parte da VERDADEIRA torcida independente, que nos encheu de orgulhos e alegrias, um conselho: Guardem essas lembranças, e esses sentimentos, pra toda vida, como vou fazer, mas não voltem lá. A dor que sinto hoje, é muito grande, por ver todo aquele ideal destruído, não desejo isso a vocês.
Aos que eu um dia incentivei a irem pra torcida, meu sincero pedido de desculpa. Não façam parte dessa gangue que é a torcida hoje. Expressem seu amor, vão aos estádios, e honrem essa camisa Vermelha Branca e Preta que tanto eu amo, mas não se tornem mais um ali na multidão calada que escuta a humilhação das outras torcidas.
Aos SPFC, o meu amor. Que é eterno.
E se você teve paciência de ler até aqui, o meu obrigada.
Há 5 semanas
10 comentários:
bom, venho aqui pra escrever oque acho sobre a opniao da Mari.
Concordo plenamente com oque ela disse, ate pq todos nós que somos torcida, sabemos que o atual proposito tem se mostrado esse, eu nao vou falar aqui que nao gosto de pista, pq realmente desde qdo tinha meus 15 anos , sai de Sampa e vir morar em Vitoria, eu ia pra sao paulo sozinho de Rodoviaria, só pra classicos... contra porcada, galinhada e sardinhas... com a ideia de ir pra briga mesmo, porem esse proposito hoje, nao esta mais cabendo nos estádio nem em torcida, claro que sempre vai rolar as tretas com cada torcida pq isso vem desde 1972 qdo fomos fundados INDEPENDENTE, mais hoje, estamos esquecendo de incentivar o unico Motivo de estarmos ali SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, acho que esse luto da MARI é uma voz que se expressa com mta dor e desprazer pelo oque ela viu e a fez se tornar INDEPENDENTE doque ela veh hoje, em jogos, eventos e etc da torcida.
acho que a desculpa do time nao estar bem, desfalcado.. sem alguem de nome ou algum argumento, nao é valido,pq somos Sao paulo e isso é a maior motivacao que podemos ter! entendo mto bem as palavras da mari, faço ate as minhas, infelizmente acho que essa revolucao que a torcida sofreu, fez mtos INDEPENDENTES que gritavam e clamavam o sampa, esquecerem que qdo o sao paulo joga, só o são paulo importa, mesmo gostando de pista, eu sempre vou deixar o São paulo em primeiro lugar, afinal antes de INDEPENDENTE somos SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
complicado, tbm sinto esse sentimento da torcida com o time... infelizmente chegamos a essa situacao, aonde uma vitoria na pista vale maisd oque em campo!
"SÃO PAULO EU AMO VOCÊ, SÃO PAULO VOCÊ É O MELHOR, É TRICOLOR DO MORUMBI, MINHA PAIXÃO EM FUTEBOL.. VAI COM RAÇA TRICOLOR, TORÇO PRA VOCÊ VENCER, FAZ UM GOL PRA MIN, CAMPEÃO NO FIM, SÃO PAULO EU AMO VOCÊ..."
Gostei muito do seu texto! Meus sinceros parabéns.
Sou tricolor e independente como você, e sei muito bem como você se sente.
O último jogo que eu fui, não me recordo, porque minha memória é péssmima HAHA mas o SP não venceu também. Mas não me deu raiva de ve-lo perdendo, já que não estavamos na melhor fase, mas sim da torcida que puxava somente uma música. Me deu vontade de ir até a bateria e eu mesma puxar outro grito. Não entendo como as pessoas vão na arquibancada laranja e não torcem. Ficam somente sentadas, quietas. Eu sou a favor de proibir torcedores quietos em arquibancada. Se quiser ficar vendo o jogo quietinho e sentado, que fique nas cadeiras. Hoje eu não tenho vergonha do SP e nunca terei, mas tenho vergonha dessa torcida que não trás alegria no estádio.
Beijos.
É Mari, acho que demorou mais caiu a sua ficha, a alguns anos ja tinha percebido isso, e foi porisso que parei, com tudo,TUDO menos com Meu amor ao São Paulo Fc, hehehe tenho saudades de ir no jogo contra os gambá pq lá ainda estou invicto. rsrsrsrs faz exatamente quase 4 anos.. o ultimo jogo que fui foi contra os gamnbá em fevereiro de 2007 sampa 3x1 foi um bom jogo, me lembro uma vez, em 2005 na estreia do nilmar no gambaticos ele fez o 1 e a torcida ficou quetinha e vc me olhou com um olhar de certo desespero... uhauahua e eu soutei a voz uhauahuahua e agente virou aquele jogo.. e foi d+.
Bom Mari, eu sei que quando caimos em uma realidade é dificil de aceitar.. mais a Torcida Tricolor Independente está estinta.
Espero que fique bem pq naum vale a pena ficar trizte por aqueles babacas.
ASS:....
Amor eterno...Ao SPFC.
COncordo totalmente com a Mari...
Gostoso era sair de casa, com sol ou com chuva, ir pra joaniza, pegar o guerreiro (Pinheiros) ir dela ao morumbi zuando cantanto com amor no coraçao sempre a apoiar o nosso tricolor. Sem caçar confusao, sem odio, claro, se alguem crusace nosso caminho agente sempre ia mostra ki a cidade tem dono, mas nosso verdadeiro objetivo era sempre sempre sempre apoiar o no TRICOLOR.
Hj, oque você ve eh:
UMA TORCIDA A DEUS DARÁ...
Antes Sabiamos quem era o presidente quem era seus cordenaodres quem toma a linha de frente e levava o bonde...e hj? alguem sabe quem eh oque dentro da TTI???
Eu nao sei..hj oke eu sei que a TTI foi tomada por um puro sentimento de raiva de odio dos outros e eskecimento do SPFC. Qdo li pela primeira vez a frase...SENTIMENTOS MOVIDOS POR UM IDEAL... nao imagina ki esse ideal fosse ser "mais um babaca". Hj o sentimento ke ha eh qerer ser o mais forte, tipo homens das cavernas, e o Tricolor? infelismente virou segundo plano. Nao deixo a TTI , amo essa entidade ki ja me deu inumeras alegrias...mas nao acompanho mais com esse pique...nao tenhu fardamento pra ganhar status...tenhu pelo fato de amar um time ke me alegra sempre e nunka o deixarei na mao, na vitoria e na derrota. Mas apoio na decisao da mari pois oke vemus hj e um querendo ser mais forte ke o outro dentro da torcida, se espancando e kerendo se mostrar o FORTAO, enquanto quem sempre merece nossos gritos esta apanhando em campo.
Oi Mari!!
Nâo te conheço mas me indentifiquei com suas palavras...
Estou a pouco tempo na torcida, mas a muitos anos admiro demais, só me faltou a compania que você teve!!
BOm ... saí de lá muito triste tbm ....estava eu, meu namorado e meu primo... e nós 3 incomformados com oq estavamos vendo .. nunca tinha ido em um jogo contra as galinhas ... juro nem durmi direito pq não via a hora de chegar lá ... fomos pro morumbi super cedo ... o almoço foi lá perto mesmo .. e ficamos horas sentados na frente do morumbi só admirando aquela lotação de tricolores ... imaginando o espetaculo que seria .... logo começou aquela festa, varios gritos, todo mundo pulando ... cantando e tudo mais .. muito show ... mas aí entramos no morumbi .. e veio chegando a decepção igual a sua ...
antes de começar o jogo ainda rolou .. gritos e tudo mais .. ainda tinha esperança de ver a torcida pulsar ... mas logo a esperança foi embora ... a tristeza maior realmente foi por ver a galinhada cantando, zuando a gente e todos quetos .... os caras enormes, fardados, aquela cara de mal, todos quetos, de braços cruzados, e eu tentando animar tentando gritar ... mas não deu certo !!
Enfim venho aqui dizer que você não está sozinha nessa decepção toda .. e que algum responsavel .. tem que ver isso que está rolando!!
Não vou desistir, vou continuar fazendo minha parte!!!
Saudações tricolores!!!
_X_
Sei muito bem o que vc sentiu, já havia sentido isso na pele no mesmo jogo que vc citou (SPFC x inter). É um sentimento de tristeza, é um aperto no peito, pois vivemos a fase de ouro da nossa torcida, e ver ela do jeito que esta hoje é de dar tristeza.
Mas ao contrário de você, que esta jogando a toalha, me sinto no direito de continuar, pois eu simplesmente AMO ESSA TORCIDA, E AMO MUITO MAIS AINDA O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, E SEI O QUANTO SOMOS IMPORTANTE PARA O TIME.
A Minha luta é de continuar indo a todos os jogos que eu posso, de cantar os 90min. chegar em casa sem voz, muitas vezes com dores no corpo de tanto bater palma e de pular!!!! E saber que fiz a minha parte, INDEPENDENTE de quem tbm fez ou deixou de fazer.
QUEM REALMENTE AMA A TORCIDA DE VERDADE NÃO ABANDONA ASSIM, PELO CONTRÁRIO, CONTINUA NA LUTA!!!!!
VAI SÃO PAULO!
TORCIDA TRICOLOR INDEPENDENTE
FORA RETOMADA, CAMBADA DE VAGABUNDOS!!!!! SANGUE SUGAS.
Aceito sua opnião, mas gostaria que voce se identificasse. Um comentario anonimo não significa nada pra mim, só mostra sua covardia e falta de confiança no que diz.
è eus ei como isso a minha caiu faz tempo, por váriso e vários motivos q aconteceu cmg e esse ano eu tive mais q nunca a prova de q tudo muda, quais o reais interesse não vou contar tudo q me aconteceu nos ultimso 3 anos torcida pq vai ser um mega texto mais resumindo até na policia pra fazer bo contra a torcida q eu sempre amei tive q fazer pq vieram um monte d pessaos me bater e tive q ficar na base da policia e esse ano até namoro me prejudicaram, mais enfim hj mta gnt só ker saber d torcida pra ter status, mtos eskecem q antes da torcida existe o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE mta gnt so axa q existe torcida torcida e torcida,e por ai vai [e mta coisa estranha q acontece já vem acontecendo e a cada ano piora enfim, kem está bastante tempo desanima e qdo vc desanima o povo vem falando bosta falando pq vc naum cola q vc é isso q vc é akilo falopq meu namorado tem mtos anos d torcida e ele esse ano parou msm a gnt so foi um jogo e já começaram a falar um monte pra ele,eu entendo o q vc flaou e concordo mto com vc.
É aquilo que eu sempre falo, temos que levar com a gente tudo de bom que a Torcida Independente nos trouxe.
É triste, vc defender a torcida de todos q tentam desmoralizam os organizados e perceber q não tem porque fazer isso mais.
É triste ver algo que te dava alegria de deixar decepcionado.
Eu achava q a Torcida tinha tido aquela atitude por conta que era libertadores, mas ontem vi que não. Jamais vi uma cena daquela em um clássico, ainda mais contra os galinhas.... é lamantavel, é triste....
olha...a torcida morreu faz tempo pra mim...antes tinha orgulho de vestir a camisa da TTi...agora não mais...a torcida me trouxe bom momentos..boas amizades que cultivo até hj...olha notei isso 2 anos atrás..pois pessoas entram na torcida pra ter cargo..achando que são alguma coisa...e não hora de empurrar o time não faz nada e ai quer brigar pq o outro não canta...isso é ridiculo...por hj sou são paulino e não faço parte de torcida nenhuma...sem palavras pro seu texto mari....parabéns..
Postar um comentário