quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Forró .. ta na hora de ter atitude!

Eu havia prometido a mim mesma que não ia tomar partido nessas discussões que tem invadido nosso forró, mas acredito que as coisas estão tomando um rumo que pode ser bastante prejudicial, estão resolvi opinar.

Deixo claro aqui, que respeito todas as opniões, acredito que esses debates (quando feitos com inteligencia) são importantes pra melhora do "movimento" (se posso chamar assim), e que aceito criticas (desde que tenham fundamento) ao que vou escrever aqui.

Vejo, há algum tempo, surgirem varios textos reclamando de atitudes no forró, de movimentos, de dança, de produção ... e blá blá blá. Acredito, que após muito tempo, estamos vivendo um momento que se bem aproveitado, pode eternizar o forró como conhecemos hoje, onde são valorizados artistas antigos, e novos também, onde incentivamos e apoiamos os trios que chegam, mas nos emocionamos e arrepiamos com os Trios antigos, que ainda carregam a bandeira surrada que Luiz Gonzaga ergueu.

Mas o que vejo, são pessoas jogando comentarios no ar, esperando que eles, levados pelo vento das redes sociais, atinjam um grupo, uma pessoa, um estilo de música. E numa boa, ta na hora de vocês, que se acham tão importantes comentaristas desta narrativa, perceberem que se bombardearem com criticas, e com deboches, não vai ajudar em nada nesta caminhada!

Vi primeiro, um desabafo de um cantor, que ao se ver "ameaçado" por um grupo de amantes da música antiga e de pouco sucesso, criticou as pessoa que procuram o mais desconhecido e raro, que com muita qualidade vem encantando muita gente! Vi depois, um texto (na minha opnião mal escrito), onde um organizador de uma balada, além de criticar esse grupo, critica os Djs, os estilos de dança diferentes, e as novidades do nosso forró. Aí, veio um bombardeio de defesa, onde cada um ofendeu quem quis ofender, defendeu quem quis defender, e levantou uma bandeira diferente.

Estou assustada!! Nunca imaginei que veria tanto preconceito, e tanta confusão num grupo tão pequeno. E não se ofendam!! Somos sim, um grupo pequeno. Não consigo nem fazer uma proporção que caiba agora, mas tenho certeza que se tirarmos o orgulho, veremos que é verdade, Não da pra comparar o publico do Forró com o do Sertanejo, do Funk, do Axé.... apesar de acreditar que somos um grupo muito mais seleto também. Mas não é esse o ponto.

Acho que ja está na hora das pessoas pararem de criticar e fazerem algo para mudar isso que vemos todos os dias. Vejo pessoas reclamando das atrações nos fins de semana, mas essas mesmas pessoas reclamam do preço da entrada do forró, do preço do CD, do preço do vinil, e apesar de gastarem muito dinheiro com bebida, drogas e etc, são incapazes de dar R$10,00 num CD pra ajudar um Trio.
Vejo pessoas reclamando dos Djs de vinil, porque tocam somente as desconhecidas, ou versões diferentes, mas essas mesmas pessoas reclamam das playlists que as vezes tocam aquelas musicas que sao moda, ou dos pioneiros.
Vejo trios que reclamam da falta de publico, e da falta de incentivo, mas são esses os mesmos trios que tocam AS MESMAS MUSICAS de todos os outros, sem fazer uma pesquisa, ou achar algo que os diferencie. Não que eu nao curta, aquela musica que quando toca todo mundo canta e etc, mas quando todos os trios a colocam no repertório, eles ficam iguais, e não dá graça ver mesmo (minha opnião).
Vejo gente reclamando da galera que se chama ROOTS, pelo que escuta ou dança, mas essas mesmas pessoas não percebem que os "ROOTS" também reclamam dos giros interminaveis, e gigantes, que esbarram em todo mundo na pista.
Vejo gente reclamado dos organizadores, que numa OTIMA tentativa de saber a opnião do seu publico, faz uma votação sobre quais Trios deve contratar, e quando os Trios se organizam e pedem o voto dos amigos, e fãs, as pessoas reclamam que tal trio nao deveria estar no lugar do trio mais antigo e bla bla bla.

Chega né galera!! Já ta na hora da gente parar com essa palhaçada!!! Ta na hora de pararem de reclamar e cada um fazer sua parte!!
As casas : Ta na hora de vocês pararem de explorar os Trios e os Djs, e pagarem um valor realmente compativel com o trabalho desses artistas!! Na hora de valorizar essas pessoas que fazem da SUA casa um grande sucesso!!
Os organizadores: Está na hora de vocês acharem um jeito de agradar o publico de vocês, e ao mesmo tempo ajudar as pessoas que estão chegando agora!! Tem que ver o que o publico quer ouvir, conversar com os trios sobre repertorio, e tentar impedir aquela repetição de musicas!!
Os trios: Vocês são a força que move e leva a bandeira do nosso amado forró!! Vamos parar com a preguiça poxa, vamos procurar a melhora musical, vamos pesquisar o repertorio, se diferenciar!! Tem que ter investimento da parte de vocês, para fazer o melhor!! E com isso, receber a valorização! Quem faz o cachê são voces! Se vocês aceitam ficar abaixando o preço toda hora, vocês não vão poder reclamar! Quem deve, em primeiro lugar valorizar o trabalho de vocês, são vocês mesmos! Saibam o seu valor!
Djs: Sou MUITO fã do trabalho de vocês! Da pesquisa, da inovação, do amor com que vocês escolhem as musicas. Mas temos que pensar também na galera que está chegando! Ninguém no forró começou dançando Ary Lobo e Gordurinha. As pessoas começam pelo basico, e pra vocês conseguirem espaço em todos os locais, tem que pensar em todos os publicos!!
Dançarinos!! : Que diferença faz se um gira e o outro chuta? Se um arroxa e o outro smerilha?? Gente, cada um tem sua preferencia, e cada um dança do jeito que quiser!! Ninguém é obrigado a dançar com ninguém, e  se você nao gosta de girar nao gire! Não gosta de chutar, não chute!! Mas ficar criticando, vai ajudar no que? Só vai dividir o que já nao é muito!!! Pensem nisso! Vamos respeitar todos os gostos! Todos os jeitos!! E isso vale também pro que cada um gosta de escutar! Deixa quem gosta de banda gostar de banda! E quem gosta de Trio gostar de Trio! Quem sabe com respeito, a gente não consegue unir tudo, e não ficar diferenciando as coisas? Bem melhor né? Ah! E concordo com vocês quando dizem que devemos respeitar muito os trios antigos, mas temos que pensar que os trio novos é que vão continuar essa cultura, e que tem espaço pra todo mundo!!!
Sobre a votação do Magno em especial : Achei a iniciativa MUITO boa, e se vocês não gostaram do resultado, na proxima se organizem e votem no Trio que acham que merece!! Como fizeram os trios que ganharam, que conseguiram unir a galera pra votar neles!! Ao invez de reclamar e ofender, vamos reconhecer a boa iniciativa e torcer pra acontecer mais vezes!

Gente, pode parecer hipocresia, afinal, quem me conhece sabe que eu reclamo de mulher que vai de salto no forró (quem já tomou uma pisada de salto sabe do que eu falo), adoro um forró de trio, e amo as musicas mais diferentes e antigas que os Djs arrumam, mas eu jamais pensei que essas diferenças fossem causar tudo isso que está causando! Gente, ser diferente é bonito!! Ter opnião e gosto, é legal!! Ninguém precisa ser igual ninguém, e ta na hora das pessoas respeitarem isso!!

Espero que entendam meu ponto de vista, e que todas as pessoas comecem a fazer sua parte! Assim todo mundo sai ganhando!


 
*[Refletindo]* © 2007 Template feito por Templates para Você