quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Forró .. ta na hora de ter atitude!

Eu havia prometido a mim mesma que não ia tomar partido nessas discussões que tem invadido nosso forró, mas acredito que as coisas estão tomando um rumo que pode ser bastante prejudicial, estão resolvi opinar.

Deixo claro aqui, que respeito todas as opniões, acredito que esses debates (quando feitos com inteligencia) são importantes pra melhora do "movimento" (se posso chamar assim), e que aceito criticas (desde que tenham fundamento) ao que vou escrever aqui.

Vejo, há algum tempo, surgirem varios textos reclamando de atitudes no forró, de movimentos, de dança, de produção ... e blá blá blá. Acredito, que após muito tempo, estamos vivendo um momento que se bem aproveitado, pode eternizar o forró como conhecemos hoje, onde são valorizados artistas antigos, e novos também, onde incentivamos e apoiamos os trios que chegam, mas nos emocionamos e arrepiamos com os Trios antigos, que ainda carregam a bandeira surrada que Luiz Gonzaga ergueu.

Mas o que vejo, são pessoas jogando comentarios no ar, esperando que eles, levados pelo vento das redes sociais, atinjam um grupo, uma pessoa, um estilo de música. E numa boa, ta na hora de vocês, que se acham tão importantes comentaristas desta narrativa, perceberem que se bombardearem com criticas, e com deboches, não vai ajudar em nada nesta caminhada!

Vi primeiro, um desabafo de um cantor, que ao se ver "ameaçado" por um grupo de amantes da música antiga e de pouco sucesso, criticou as pessoa que procuram o mais desconhecido e raro, que com muita qualidade vem encantando muita gente! Vi depois, um texto (na minha opnião mal escrito), onde um organizador de uma balada, além de criticar esse grupo, critica os Djs, os estilos de dança diferentes, e as novidades do nosso forró. Aí, veio um bombardeio de defesa, onde cada um ofendeu quem quis ofender, defendeu quem quis defender, e levantou uma bandeira diferente.

Estou assustada!! Nunca imaginei que veria tanto preconceito, e tanta confusão num grupo tão pequeno. E não se ofendam!! Somos sim, um grupo pequeno. Não consigo nem fazer uma proporção que caiba agora, mas tenho certeza que se tirarmos o orgulho, veremos que é verdade, Não da pra comparar o publico do Forró com o do Sertanejo, do Funk, do Axé.... apesar de acreditar que somos um grupo muito mais seleto também. Mas não é esse o ponto.

Acho que ja está na hora das pessoas pararem de criticar e fazerem algo para mudar isso que vemos todos os dias. Vejo pessoas reclamando das atrações nos fins de semana, mas essas mesmas pessoas reclamam do preço da entrada do forró, do preço do CD, do preço do vinil, e apesar de gastarem muito dinheiro com bebida, drogas e etc, são incapazes de dar R$10,00 num CD pra ajudar um Trio.
Vejo pessoas reclamando dos Djs de vinil, porque tocam somente as desconhecidas, ou versões diferentes, mas essas mesmas pessoas reclamam das playlists que as vezes tocam aquelas musicas que sao moda, ou dos pioneiros.
Vejo trios que reclamam da falta de publico, e da falta de incentivo, mas são esses os mesmos trios que tocam AS MESMAS MUSICAS de todos os outros, sem fazer uma pesquisa, ou achar algo que os diferencie. Não que eu nao curta, aquela musica que quando toca todo mundo canta e etc, mas quando todos os trios a colocam no repertório, eles ficam iguais, e não dá graça ver mesmo (minha opnião).
Vejo gente reclamando da galera que se chama ROOTS, pelo que escuta ou dança, mas essas mesmas pessoas não percebem que os "ROOTS" também reclamam dos giros interminaveis, e gigantes, que esbarram em todo mundo na pista.
Vejo gente reclamado dos organizadores, que numa OTIMA tentativa de saber a opnião do seu publico, faz uma votação sobre quais Trios deve contratar, e quando os Trios se organizam e pedem o voto dos amigos, e fãs, as pessoas reclamam que tal trio nao deveria estar no lugar do trio mais antigo e bla bla bla.

Chega né galera!! Já ta na hora da gente parar com essa palhaçada!!! Ta na hora de pararem de reclamar e cada um fazer sua parte!!
As casas : Ta na hora de vocês pararem de explorar os Trios e os Djs, e pagarem um valor realmente compativel com o trabalho desses artistas!! Na hora de valorizar essas pessoas que fazem da SUA casa um grande sucesso!!
Os organizadores: Está na hora de vocês acharem um jeito de agradar o publico de vocês, e ao mesmo tempo ajudar as pessoas que estão chegando agora!! Tem que ver o que o publico quer ouvir, conversar com os trios sobre repertorio, e tentar impedir aquela repetição de musicas!!
Os trios: Vocês são a força que move e leva a bandeira do nosso amado forró!! Vamos parar com a preguiça poxa, vamos procurar a melhora musical, vamos pesquisar o repertorio, se diferenciar!! Tem que ter investimento da parte de vocês, para fazer o melhor!! E com isso, receber a valorização! Quem faz o cachê são voces! Se vocês aceitam ficar abaixando o preço toda hora, vocês não vão poder reclamar! Quem deve, em primeiro lugar valorizar o trabalho de vocês, são vocês mesmos! Saibam o seu valor!
Djs: Sou MUITO fã do trabalho de vocês! Da pesquisa, da inovação, do amor com que vocês escolhem as musicas. Mas temos que pensar também na galera que está chegando! Ninguém no forró começou dançando Ary Lobo e Gordurinha. As pessoas começam pelo basico, e pra vocês conseguirem espaço em todos os locais, tem que pensar em todos os publicos!!
Dançarinos!! : Que diferença faz se um gira e o outro chuta? Se um arroxa e o outro smerilha?? Gente, cada um tem sua preferencia, e cada um dança do jeito que quiser!! Ninguém é obrigado a dançar com ninguém, e  se você nao gosta de girar nao gire! Não gosta de chutar, não chute!! Mas ficar criticando, vai ajudar no que? Só vai dividir o que já nao é muito!!! Pensem nisso! Vamos respeitar todos os gostos! Todos os jeitos!! E isso vale também pro que cada um gosta de escutar! Deixa quem gosta de banda gostar de banda! E quem gosta de Trio gostar de Trio! Quem sabe com respeito, a gente não consegue unir tudo, e não ficar diferenciando as coisas? Bem melhor né? Ah! E concordo com vocês quando dizem que devemos respeitar muito os trios antigos, mas temos que pensar que os trio novos é que vão continuar essa cultura, e que tem espaço pra todo mundo!!!
Sobre a votação do Magno em especial : Achei a iniciativa MUITO boa, e se vocês não gostaram do resultado, na proxima se organizem e votem no Trio que acham que merece!! Como fizeram os trios que ganharam, que conseguiram unir a galera pra votar neles!! Ao invez de reclamar e ofender, vamos reconhecer a boa iniciativa e torcer pra acontecer mais vezes!

Gente, pode parecer hipocresia, afinal, quem me conhece sabe que eu reclamo de mulher que vai de salto no forró (quem já tomou uma pisada de salto sabe do que eu falo), adoro um forró de trio, e amo as musicas mais diferentes e antigas que os Djs arrumam, mas eu jamais pensei que essas diferenças fossem causar tudo isso que está causando! Gente, ser diferente é bonito!! Ter opnião e gosto, é legal!! Ninguém precisa ser igual ninguém, e ta na hora das pessoas respeitarem isso!!

Espero que entendam meu ponto de vista, e que todas as pessoas comecem a fazer sua parte! Assim todo mundo sai ganhando!


7 comentários:

Janah disse...

NOSSA MARI ...FALOU TUDO MESMO!!!
ENTENDO COMPLETAMENTE SEU PONTO DE VISTA... NAO TIRO E NEM ACRESCENTO NADA !
... TUDO OQ MUITA GENTE DEVERIA TER DITO VC DISSE !
VAMOS TENTAR MANTER O RESPEITO POR TODOS NE MINHA GENTE...
MAS AO MESMO TEMPO VAMOS TENTAR LEVANTAR A BANDEIRA DO NOSSO FORRÓ!

TA DE PARABENS MARI...

BJOOO ..
(( SMERIL ))

Camila disse...

Muito bom senhorita...
Não suporto pagar caro para ir num festival com mais de 20 trios, para escutar todos tocarem a mesma coisa. Que falta de criatividade...
Só no meu computador tenho 30gbs de forró (sendo isso muito pouco ainda) e os trios ficam repetindo música?
Pqp, tem música pra todo mundo tocar e ainda sobra...
O problema não são os novos trios, o problema são os repertórios...
Parabéns pelo texto e tentativa de união...espero que sirva de lição.

Toddynho disse...

Simplesmente, TUDO Mari e como comentei na publicação do Chaves, ou nos organizamos ou sempre estaremos a sombra do que a midia vende sobre nos pois somos poucos, mais organizados seremos de extrema qualidade, parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Bom o seu texto, porém nas entrelinhas da pra perceber que o seu texto e como o pensamento de muitos outros que so curtem forró pé de serra, e acreditam que o resto não pode ser considerado forró, afinal te garanto que 60% das pessoas que hj estão inseridas neste seleto grupo do movimento pé de serra, so estão ai pq um dia escutaram falamansa, rastapé, entõa galera o que quero dizer com isso é....mais respeito...afinal nenhuma pessoa nasce sabeno que "forró de verdade" e trio...neh quanto a dança temos que entender que é a cultura de cada região...na praia por exemplo e muito diferente da dança praticada em SP.(os famosos giros que os paulistanos odeiam e vc comenta em seu texto)
Em suma não estou defedendo ninguem...só estou comentando o que eu vejo quando bandas de forró se apresentam, e um comentario mais ridiculo que outro, de critica é claro.
Apesar que os musicos dos trios alguns que conheço aqueles que podemos considerar musicos verdadeiro...apoiam muitas bandas e afins...
concordo com vc devemos nos unir e nos respeitar ...o forró ja e tão dificil em relação a midia e apoio, mesmo que seja cultural....se o preconceito dentro do peprio grupo continuar, sabe o que vai acontecer...so vão ficar as mesmas pessoas escutando as mesmas musicas por decadas..pq o grupo vai se fechar...temos que aceitar as diferenças e mostrar para quem e diferente que tambem e legal buscar outras coisas..
é isso...e quanto ao citado dizendo do depoimento que todos entendemos muito bem, nçao e segredo pra ninguem e acho que vc deveria ter dado credito para ele em seu texto...o Tato do falamansa, que lutou para ser aceito e ser reconhecido...hj qualquer apessoa que toca sanfona forma um trio e toca aquele mesmo repertorio que todos estamos cansados de ouvir....e tomem cuidado com determinam a palavra ROOTS..bjus

Unknown disse...

Favor se identificar pra comentar o texto, afinal se acredita no que está falando, não tem porque se esconder.

ED disse...

Ótimo texto Mari, e com certeza me fez pensar bastante!
para o autor do texto anônimo acima, quando se debate de uma forma seria, nós mostramos quem somos, e você já me mostrou...

Lila Lima disse...

Sem duvida vc falou tudooo mesmo!!
As pessoas terão que aprender que ninguém é igual à ninguém... e que se todos gostassem da mesma coisa, não teria graça!
Mas não é pq um gosta assim e o outro assado que tem o direito de criticar!! As pessoas tem liberdade de gostar do que for!!

 
*[Refletindo]* © 2007 Template feito por Templates para Você